A música disco (também conhecida em inglês disco music ou em francês discothèque) é um estilo musical e de dança criado no início dos anos 70, principalmente a partir de estilos como o funk, soul e a salsa.
Inicialmente, popularizou-se entre latino-americanos e negros nas grandes cidades norte-americanas. Deriva seu nome da palavra francesa discothèque, que denotava um clube noturno ou boate com música tocada em discos em vez de bandas ao vivo, algo excepcional à época. O nome "disco music" passou a abranger as variedades mais aceleradas e dançantes do soul e do funk, com alguma influência do pop e da salsa.
ORIGENS
Como todos os gêneros musicais similares, definir um único ponto de início é difícil, uma vez que muitos elementos daquilo que hoje se chama "disco music" aparecem em gravações bem anteriores ao seu "boom" (como exemplo, a gravação de 1971 do tema do filme Shaft, feita por Isaac Hayes). Em geral se pode dizer que os primeiras músicas disco' surgiram em 1973, no entanto muitos consideram a música "Soul Makossa", do africano Manu Dibango (lançada em 1972) como o primeiro sucesso da "disco music" (cf. Jones and Kantonen, 1999). No começo, a maioria das músicas era consumida por pequenas audiências, em clubes noturnos e de dança, e não por um público mais amplo, ouvinte de rádio.
Entre as tendências sociais que contribuíram para o crescimento da disco music estão o aumento de consumo de gravações musicais entre negros e hispânicos acima do consumo do público branco, além do aumento da independência financeira das mulheres, da liberação gay e a revolução sexual (conforme Jones and Kantonen, 1999).
Entre as influências musicais que a disco recebeu estão o funk, o soul, a salsa e os ritmos musicais latinos ou hispânicas que originaram a salsa.
Entre as gravações de soul anteriores à disco music e que a influenciariam, os estudiosos Jones e Kantonen apontam:
Sly and the Family Stone - "Dance to the Music" (1968), e "Everyday People" (1968)
Stevie Wonder - "Yester-Me, Yester-You, Yesterday" (1969), "Superstition" (1972)
Incredible Bongo Band - "Bongo Rock" (1973)
Average White Band - "Pick Up the Pieces" (1974), "Cut the Cake" (1975)
A Philadelphia International Records (com a marca dos produtores Kenneth "Kenny" Gamble e Leon Huff) criou aquilo que chamou de "a músicasoul da Filadélfia" e dela temos as seguintes gravações:
Three Degrees - "When Will I See You Again" (1974)
Intruders - "I'll Always Love My Mama" (1973)
The O'Jays - "I Love Music" (1975), "Love Train" (1972)
MFSB - "TSOP (The Sound of Philadelphia)" (1974)
Entre as primeiras gravações da "era disco" feitas pela TK Records (segundo Jones e Kantonen, 1999) estão:
Betty Wright - "Clean Up Woman" (1972)
Harry Casey - "Get Down Tonight" (1975)
KC and the Sunshine Band - "That's the Way (I Like It)" (1975)
Entre os primeiros sucessos considerados "disco music", temos:
Harold Melvin & the Blue Notes - "The Love I Lost" (1973)
George McGrae - "Rock Your Baby" (1974)
Hues Corporation - "Rock the Boat" (1974)
LaBelle - "Lady Marmalade" (com o verso: "Voulez-vous coucher avec moi ce soir?") (1975)
É possível apontar também Barry White e seu Love's theme (de 1974), o grupo espanhol Barrabas, com sua gravação Woman (1972), e mesmo Philadelphia Freedom e Island Girl, de Elton John, como tendo elementos do que se tornou conhecido como disco' music, principalmente nos arranjos instrumentais.
[editar] Popularidade
Alguns singles que foram sucessos mas não conseguiram muito destaque começaram com Shirley Co. (Shame Shame, Shame), George McCrae (Rock me Baby)em 1974.
No ano de 1975 é que a "disco' music" realmente decolou, com sucessos como "The Hustle" (de Van McCoy) e o primeiro sucesso de Donna Summer, "Love To Love You Baby" (gravado na Alemanha) atingindo os primeiros lugares.
Em 1975 ocorreu o primeiro grande sucesso da Disco com KC & the Sunshine Band (Shake your Booty e That´s the Way- I like it). Neste mesmo ano teve o lançamento do primeiro "disco mix" (música remixada por um disc-jóquei), com a música de Gloria Gaynor "Never Can Say Goodbye".
O ritmo da "disco' music" também está presente em músicas como o tema musical da série de TV SWAT, de 1976 (gravado pelo grupo de estúdio Rhythm Heritage) ou a música "Gonna Fly Now", música-tema do filme "Rocky, o Lutador" composta por Bill Conti. Da Europa, surgiram grupos como Silver Convention e Boney M (na Alemanha), Santa Esmeralda (na França) e La Bionda (na Itália).
O grupo sueco ABBA, que inicialmente fazia um gênero romântico, também embarcou no "fenômeno disco'", com Dancing Queen, Money, Money, Money, Gimme! Gimme! Gimme!, Super Trouper, Voulez-vous e outras.
A popularidade do estilo atingiu o auge na chamada Era Disco, entre 1977 e 1979/1980, em parte devido ao filme de 1977 "Saturday Night Fever", com John Travolta (traduzido no Brasil como "Os Embalos de Sábado à Noite"). Este filme também foi responsável pela taxação do grupo Bee Gees como artista disco', taxação esta fundamentada nos sucessos disco' do grupo que estiveram na trilha sonora do filme, como Stayin' Alive, You Should Be Dancing, More Than A Woman, How Deep is Your Love e Night Fever, além de Tragedy, que é posterior ao filme. Entretanto, esta taxação não procede, uma vez que os Bee Gees já tinham sido banda de rock, de country rock, de balada e posteriormente de pop e pop rock.
O fenômeno disco' também aumentou a popularidade de algumas formas de dançar pré-coreografadas. Até no Brasil o estilo deixou sua marca, com a novela Dancin' Days, da Rede Globo de Televisão (em 1978) e o efêmero sucesso do grupo As Frenéticas.
O mais interessante da Era Disco, é que não somente havia um estilo de música, mas um estilo de vida, uma moda em torno disso tudo. As pessoas não estavam preocupadas com o amanhã e sim com o hoje, portanto a pista de dança, era o local ideal para "soltar" todas as repressões e se libertar, em todos os sentidos.
A moda caracterizava-se pelo sapatos plataformas (quanto maior melhor) tanto para homens como mulheres e calças boca-de-sino e golas gigantescas das camisas de popeline estampadas (novidade na época).
Basicamente, quase todas as Bandas de Rock tiveram um flerte com a Disco:
Rolling Stones
Queen - com o sucesso "Another One Bites the Dust" (inspirada na Linha de Baixo de Good Times do Chic[1])
Blondie - com o sucesso "Heart of Glass"
Rod Stewart - com o sucesso "Da Ya think I´m Sexy"
Kiss - com os sucessos "I Was Made For Lovin' You" e "Sure Know Something"
[editar] Artistas populares da era disco
Abaixo os mais populares artistas e grupos com as respectivas canções, que realmente tiveram relevância, sucesso ou foram concentuais para o estilo musical
Chic
Le Freak (dos produtores Bernard Edwards e Nile Rodgers)
Sister Sledge
we are family
Tina Charles
Dance litlle lady dance
You set my heart on fire
I love to love
Michael Jackson
com o LP Off The Wall
The Jacksons
Blame It On Boogie
Dee D. Jackson
Automatic Lover
Meteor Man
Ritchie Family
American Generation
Donna Summer
McCarthur Park
On the Radio
Hot Stuff
Love to love Baby
I feel Love
Gloria Gaynor
Never can say goodbye
I will survive
I'll be there
Sylvester
You Make me feel
Disco Heat
Boney M
Daddy cool
Ma Baker
It's Holliday
Rivers of Babylon
Village People
YMCA
In the Navy
Macho Man
San Francisco
KC and the Sunshine Band
That's the way (I like it)
Shake your booty
I'm your boogie man
Voyage
Souvernirs
The Trammps
Disco Inferno
Barry White
com sua Love Unlimited Orchestra.
Bee Gees
You Should Be Dancing
Night Fever
Tragedy
Nights on Broadway
Jive Talking
More than a Woman
If I Can't Have You
Stayin' Alive
ABBA
Dancing Queen
Voulez-Vous
Does Your Mother Now
As Good As New
Gimme! Gimme! Gimme!(a Man after Midnight)
Money, Money, Money
Super Trouper
Lay All Your Love On Me
Summer Night City
Angeleyes
Kisses of Fire
Blondie
Heart of Glass
La Bionda
One for You, One for Me
Disco Roller
Wanna Be your Lover
Olivia Newton John
Xanadu
O sucesso do gênero foi tanto, que grupos de outros gêneros, como os já citados ABBA e os Bee Gees (country/rock/pop), incluindo-se aí até grupos de rock, como The Eagles, Kiss, Queen e Roxy Music e até os Rolling Stones e o The Clash acrescentaram toques de disco' music às suas músicas. Blondie fez o mesmo na música "Heart of Glass". E nada (ou quase nada) escapou à "febre disco'" de regravações e criação de versões dançantes: até mesmo a 5ª Sinfonia de Beethoven ganhou versão disco' (compondo uma das faixas do LP Saturday Night Fever).
LaBelle - Lady Marmalade (original)
Alfabile Santana
- Alfa Bile
- ITAJAÍ, SANTA CATARINA, Brazil
- Minhas músicas agora na programação da Rádio Conceição Fm 105,09 - Itajaí, acesse e ouça online - www.conceicaofm.com.br ligue 47 3348 9073 e peça minhas canções: Brilho da Manhã, Não vou mais chorar, Pra dentro do teu coração
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(214)
-
▼
fevereiro
(29)
- NANDO REIS
- DESABAFO <> MAMÃE
- SITE NOVO
- CHEGOU O DIA <> FACUL
- 10 desordens mentais mais bizarras
- BACK MP71
- PACIÊNCIA
- MUSICA NOVA
- ENTENDA
- MEU DIA
- CONFIANÇA, AUTO CONFIANÇA, NARCISISMO ... ETC
- FISIOLOGIA DA PAIXÃO
- HOMOFOBIA
- RINITE
- Contagem longa
- DISC JOCKEY
- BANDA NEGO JOE
- CARNAVAL
- DISCO MUSIC
- ANSIEDADE
- BIQUINI CAVADÃO - QUANTO TEMPO DEMORA UM MÊS
- CIDADÃO QUEM - DIA ESPECIAL (o_*)
- DOR
- AURORA BOREAL
- DESBLOQUEIO DE MODEM 3G
- LETRA NENHUMA
- FREE /*_*\
- OS DIAS
- Sensações
-
▼
fevereiro
(29)
Nenhum comentário:
Postar um comentário